atuaçao do serviço social na area da saúde
Disciplina: Serviço Social e Questão Social
RELATÓRIO DA PALESTRA MINISTRADO NAS AULAS DO DIA 04 E 05 DE JUNHO DE 2014, SOBRE À ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE.
O palestrante Jonny, nos apresentou a atuação do serviço social na área da saúde e suas aplicações no ramo. Formado em Serviço Social pela UFJF, especialista em saúde coletiva, técnico por 2 anos no Hospital Universitário e atualmente conselheiro no CRESS. Jonny, explicou o que é saúde e sua trajetória no país, onde só tinha direito o trabalhador com carteira assinada, sendo os que não se enquadravam usavam a Santa Casa de Misericórdia por vias de caridade no século XX. Explicou as fases da saúde, sendo a primeira a Assistencialista (1870/1890) onde a saúde era por caridade. A segunda fase era a Previdencialista (1930/1988), a saúde relacionava com a previdência social. E a terceira fase Universalista (1988 até os dias atuais), onde a saúde é direito de todos. Nos dias atuais a profissão do assistente social vive em tempos difíceis, sendo a todo tempo desafiado. A intervenção social deve a todo instante evitar o fatalismo e também o messianismo.
Jonny, nos mostrou os programas de residência na área da saúde, que surgiu no Brasil nas décadas de 60 e 70. O Serviço Social é reconhecida no campo da saúde entre as 15 profissões existentes. A residência começa em 1998 no Hospital Universitário em Juiz de Fora, sendo o primeiro programa de residência.
O primeiro programa de residência foi o de Serviço Social Hospitalar; o segundo programa é de Serviço Social na Saúde da Família e o terceiro programa é o de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto, todos com duração de 2 anos e bolsa de R$2.900,00.
Em sua residência, Jonny relatou alguns casos, pois trabalhou em três ambulatórios, sendo o de geriatria, tabagismo e DIP(doenças infectos parasitários). O sigilo profissional de acordo com Jonny, pode ser quebrado quando à prejuízo na vida