Serviço Social na área de Saúde
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Gilvania Gomes de Oliveira de Jesus
Gleidecleia Bezerra dos Santos
Patrícia Mara da Silva
ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS DO SUS
Camaçari
2014
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Gilvania Gomes de Oliveira de Jesus
Gleidecleia Bezerra dos Santos
Patrícia Mara da Silva
ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS DO SUS
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de Serviço Social na Área da Saúde do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Patrícia Pastori e a tutora Isadora Santos Cardoso.
Camaçari
2014
INTRODUÇÃO
Esta atividade tem como objetivo analisar as dificuldades e avanços do Sistema Único de Saúde-SUS, através do entendimento dos princípios doutrinários, diferenciando cada um dos seus princípios básicos (integralidade, universalização, descentralização, equidade, regionalização, hierarquização e a participação popular) buscando identificar seu embasamento político e teórico e de que maneira o Assistente Social contribui, na sua prática profissional, o ingresso dos clientes aos serviços de saúde.
1- Princípios Básicos do SUS
Devido às dificuldades que o setor da saúde enfrentou em toda a sua história, foi criado pela Constituição Federal Brasileira em 1988 o Sistema Único de Saúde, mais conhecido por sua sigla SUS, com o intuito de mudar os parâmetros da saúde pública do Brasil, para que toda a população brasileira tenha acesso ao sistema público de saúde.
Enfrentar a saúde apenas como falta de agravos e doenças mostrou um quadro de exclusão, de desigualdades, decepção dos usuários, baixa qualidade dos serviços e ausência de comprometimento profissional. Para encarar toda essa situação era necessário modificar o entendimento de saúde e de seue serviços, se deparando com a real necessidade de criar unidades de saúde, contratar e