Serviço social na area de saude mental
O presente trabalho visa sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes seus conceitos ,formas de abuso ,como se processa ,consequências entre outros.
A violência sexual é um problema social que atravessa fronteiras e identifica autores como : familiares , amigos ,conhecidos por vezes até desconhecidos.
Apresenta-se com o objetivo de mostrar a questão e o trabalho realizado para efetivação dos direitos desses sujeitos ,observando também lutas e conquistas por direitos como o Estatuto da criança e do adolescente ,o Creas (Centro de Referência Especializado de Assitência social ) na realização e prestação de serviços e por fim o trabalho dos Assitentes Sociais, junto ao enfrentamento contra a violência sexual de crianças e adolescentes ,e suas ações conjuntas com equipes interdisciplinar de apoio aos individuos e familiares que tiveram seus direitos violados.
Por tanto diante do tema ,torna-se possível uma compreensão sobre a questão desse tipo de violência ,assim como os serviços que buscam romper com tal ciclo.
Tipos de violência Sexual e suas Formas
É um fenômeno social que envolve qualquer situação ato ou relação sexual.A violência antes de tudo uma violaçao aos direitos humanos ,que se manisfesta por diversas formas ,em espaços públicos e privados,não tem raízes biológicas e não depende de classe social.
Faleiros(2000),aponta que podemos enternder a violência sexual contra crianças e adolesncentes como englobando tanto as situações de abuso sexual intrafamiliar e extrafamiliar ,sem caráter comercial ,diferentemente das situações de exploração sexual,nas quais a dimensão mercantil está nitidamente presente. * Abuso Sexual:Ação praticada por adulto em indivíduos em estágio de desenvolvimento psicossocial(relação criança /adulto)
Que em uma realção de poder ,obriga uma criança a práticas sexuais por meio de força física ou influência psicológica. * Exploração Sexual:Inserção de crianças e adolescentes no mercado do sexo,é