Sequencias didáticas para o oral e a escrita
Professor (a):
Aluno:
FICHAMENTO DE TEXTO
Referência de texto: BASSO, Edcleia Aparecida. Adolescentes e a aprendizagem de uma língua estrangeira: características, percepções e estratégias.
João Pessoa
Semestre 2014.2
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ORAL E A ESCRITA: APRESENTAÇÃO DE PROCEDIMENTO
Introdução
“Criar contextos de produção precisos, efetuar atividades ou exercícios múltiplos e variados: é isso que permitirá aos alunos apropriarem-se das noções, das técnicas e dos instrumentos necessários ao desenvolvimento de suas capacidades de expressão oral e escrita, em situações de comunicação diversas. E esse é o desafio a que se propõe esta coleção.”
O procedimento “sequência didática”
“Uma “sequência didática” é um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito”.
Trabalhar com gêneros
“Os textos escritos ou orais que produzimos diferenciam-se uns dos outros e isso porque são produzidos em condições diferentes.”
“Em situações semelhantes, escrevemos textos com características semelhantes, que podemos chamar de gêneros de textos, conhecidos de e reconhecidos por todos, e que, por isso mesmo, facilitam a comunicação: a conversa em família, a negociação no mercado ou o discurso, amoroso.”
“O trabalho escolar será realizado, evidentemente, sobre gêneros que o aluno não domina ou o faz de maneira insuficiente; sobre aqueles dificilmente acessíveis, espontaneamente, pela maioria dos alunos; e sobre gêneros públicos e não privados...”
A estrutura de base de uma sequência didática
A apresentação da situação
“A apresentação da situação visa expor aos alunos um projeto de comunicação que será realizado “verdadeiramente” na produção final.”
“A apresentação da situação é, portanto, o momento em que a turma constrói uma representação da situação de comunicação e da atividade de linguagem a ser executada.”
a) Apresentar um problema de