Resumo - ''Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento.''
O ensino do português nas escolas brasileiras tem enfrentado muitos problemas ao longo dos anos. Graças aos programas estabelecidos nas escolas, os professores muitas vezes se vêem presos a um sistema mecânico de ensino o qual não acrescenta praticamente nada aos seus alunos. Esse professor, então, precisa encontrar maneiras de englobar tanto os gêneros orais e escritos presentes na grade imposta pela escola quanto os gêneros os quais ele acredita serem necessários para a formação educacional dos seus alunos.
O capítulo quatro do livro, ‘’Gêneros orais e escritos na escola’’, nos apresenta como tema um procedimento nomeado: ‘’Sequência Didática ‘’, o qual é visto como uma solução para esses problemas. Os três autores do texto, Joaquim Dolz, Michele Noverraz e Bernard Schneuwly, nos mostram minuciosamente todas as etapas desse procedimento. Mas primeiramente nos da uma definição de ‘’sequência didática’’ e nos mostram um pouco sobre como e quando trabalhamos com determinados gêneros. A sequência didática é definida como um conjunto de atividades escolares, sistematizadas para se trabalhar um gênero textual ou escrito, e é dividia em quatro ou mais procedimentos: apresentação da situação, produção inicial, módulos e produção final.
A apresentação da situação é o momento em que o professor faz a exposição de um gênero para a turma. Essa exposição deve caracterizar a quem se dirige a produção, que forma assumirá a produção e quem participará da produção. É importante também que os alunos dominem o conteúdo o qual irão apresentar na primeira produção. A primeira produção é o primeiro texto elaborado pelos alunos, os quais se baseiam na apresentação do gênero feita pelo professor e no conhecimento o qual já possuíam. Nessa primeira produção, os autores destacam que não se deve ser rígido ou mesmo pontuar a atividade. Deve-se focar nos problemas os quais a turma apresentar para a