trabalho tecnologias
Italo da Silva França
TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS QUE POSSIBILITEM SEU APROVEITAMENTO ENERGÉTICO
Teresina, Pi
03/07/2014
A geração de energia elétrica a partir de RSU já apresenta hoje alternativas tecnológicas maduras. Aliás, algumas das tecnologias disponíveis nem são tão recentes assim.
Incineração e processamento biológico são basicamente as duas formas de produzir energia elétrica a partir de RSU com a quase total eliminação da necessidade de aterros sanitários.
Mas, além dessas alternativas, há outros caminhos possíveis de serem seguidos com vistas ao aproveitamento energético de RSU. As quatro principais rotas tecnológicas alternativas hoje disponíveis para a geração de energia elétrica a partir de RSU são:
-Aterros sanitários e produção de biogás: tecnologia de aproveitamento do gás de lixo (GDL), ou biogás produzido nos aterros (landfill gas), é o uso energético mais simples dos RSU. É uma alternativa que pode ser aplicada a curtos e médios prazos para os gases produzidos na maioria dos aterros já existentes. Consiste na recuperação do biogás oriundo da decomposição anaeróbica da fração orgânica de RSU, por ação de microorganismos que transformam os resíduos em substâncias mais estáveis, como dióxido de carbono (CO2), água, metano (CH4), gás sulfídrico (H2S), mercaptanas e outros componentes aproveitamento energético de RSU.
-Digestão anaeróbica: pode ser definida como a conversão de material orgânico em dióxido de carbono, metano e lodo através de bactérias, em um ambiente pobre em oxigênio. Este processo é uma das formas mais antigas de digestão