Trabalho e Tecnologia
Robert Blauner operacionalizou o conceito de alienação, concluindo que as pessoas que trabalhavam em linhas de montagem eram as mais alienadas, também percebeu que os níveis de alienação eram menores nos locais de trabalho que utilizavam a automação, ou seja, ele afirma que a introdução da automação nas fábricas foi responsável pela reversão da tendencia de outra forma constante de alienação crescente dos trabalhadores. Através da automação o trabalhador obteve uma sensação de controle sobre o trabalho, que faltava nas outras formas de t tecnologia.
Já para Harry Braverman, a automação gera uma desespecialização total da força de trabalho industrial, que exigia um "corpo" irracional, capaz de executar incessantemente uma tarefa que não demandasse profissionalização. Hoje ainda existe uma grande discussão em torno da tecnologia da informação no local de trabalho, há aqueles que digam que a tecnologia irá revolucionar o mundo do trabalho por permitir o surgimento de formas novas e mais flexíveis de trabalho.
Outros não estão convencidos de que a tecnologia da informação irá provar uma transformação inteiramente positiva do trabalho. Como viu Shoshana Zboff, de que tal abordagem considera que impacto da tecnologia da informação é influenciada pelas aplicações para quais ela é proposta e pelo modo como os indivíduos que a utilizam entendem o papel dessa tecnologia.
A expansão da tecnologia da informação gera oportunidades instigantes e mais intensas a alguns segmentos da força de