Livro : A coragem de escolher
SAVATER, Fernando. A Coragem de Escolher: Lisboa/ Portugal. Dom Quixote. 2003
Fernando Fernández-Savater Martín é escritor e professor de filosofia espanhol, catedrático de Ética na Universidade do País Basco. Alguns dos seus livros foram traduzidos para mais de vinte línguas, que é o caso do livro “A coragem de escolher” (El valor de elegir). Tem produzido uma notável narrativa, assim como no teatro –, a sua popularidade tem crescido não só na Espanha como também em outros países.
O principal aspecto que o autor afirma no livro é a capacidade de “escolher” que todo ser humano possui. É por meio de suas ações que o indivíduo transforma a sua realidade e a dos demais. Para tanto, o que o faz agir conscientemente ou por espontaneidade é a sua “liberdade”, pois é dela que se desfruta o poder de escolha e de decisão.
Há tempos tenta-se compreender o homem em si. Apesar de ser um animal, o que o diferencia dos outros é exatamente essa capacidade racional e reflexiva de pensar antes de agir, podendo analisar todas as conseqüências possíveis de suas ações e decisões, diferente dos outros animais que agem por instinto próprio. Isso porque o cérebro é o encarregado das ações do indivíduo:
O ser humano, a partir da sua imprecisão, comete constantes erros mas aprende com eles e vai corrigindo permanentemente os seus rumos vitais. Porque a outra função do cérebro é armazenar a informação adquirida a partir da experiência, codificá-la em símbolos abstratos e transmiti-la por meio da linguagem (SAVATER, 2003, p.25).
A comunicação por meio da linguagem é uma outra forma de expressar seus pensamentos, desejos, anseios e até mesmo criticar a sociedade, a qual é o espaço que o homem tem para mostrar suas decisões e executar suas ações. A liberdade de falar o que pensa e de decidir é algo próprio do ser humano. No entanto ele não é tão liberto assim, pois as suas ações têm que ser de acordo com as normas e regras exigidas pela sociedade, elas tem