Sequencia didática
Aline Parreiras Camila Matos (Licenciandos em Letras pela UFMG)
APRESENTAÇÃO (Duas aulas) Vocês sabem o que é o gênero conto? Bom, para iniciarmos essa sequência, iremos voltar à época em que as pessoas contavam histórias nas praças públicas e muitos se juntavam para escutá-la. Além disso, vamos estudar as características do conto como espaço da narrativa, os personagens dessas histórias, local em que se passa a história, a concisão desse gênero, ou seja, narrativas curtas, além do conflito existente e resolução. Vejamos o texto da Gata Borralheira. Nessa narrativa vemos a presença dos elementos citados acima. Entende-se por “conto uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo”.
“Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Conto).
Há inúmeros autores que produziram esse tipo de narrativa, dentre eles: Lima Barreto, Alcântara Machado, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Fernando Sabino, Dalton Trevisan, Machado de Assis, além de muitos outros. Vamos conhecer alguns contos e autores para que você tenha noção de quão importante é esse gênero.
Para fazer parte desse universo você também irá publicar o seu conto no site wikileaks, onde você e seus colegas poderão ler as obras uns dos outros. Aproveite para incitar a criatividade presente no seu âmago.
Leia abaixo o conto com tradição oral “A gata Borralheira”
A GATA BORRALHEIRA Há muito tempo, numa cidade