O poder do saber ouvir
Somos uma caixinha de surpresa muito complexa, todos os dias precisamos ser lembrados e motivados. Mas muitos esquecem disso, é preciso tempo, paciência, tolerância e reconhecer que as crises, os medos e as decepções tornam nossas vida mais ricas. Somos humanos, podemos errar, mas devemos errar procurando acertar e não permanecendo de braços cruzados e errando continuamente.
O mundo de hoje precisa aprender a ouvir, existe uma carência muito grande neste sentido. É preciso saber ouvir o que as pessoas falam. Ouvir, apenas ouvir. Mas para isso acontecer se faz necessário ensinar a humanidade a aprender a usar esse sentido, com certeza desta forma as mudanças ocorrerão. Ouvir o outro é levar em consideração o ambiente e a pessoa inserida nele. Para se obter o efeito desejado numa construção coletiva com o mínimo de tempo, esforço e desgaste possível é preciso ouvir, precisamos ouvir para podermos unir os pontos comuns e entrar em consenso nas diferenças. A qualidade das relações é determinante na construção de conhecimentos e na formação do caráter, da personalidade por isso o mundo atual necessita de uma educação com sentimentos, uma educação que saiba dialogar num único tom de voz, que se compreenda, que entenda que nem tudo é descartável, ou seja, que as pessoas não são descartáveis. O mundo precisa de uma educação que se responsabilize pelo bem-estar do outro, que encontre a felicidade com a felicidade do outro, que perceba que todos são iguais, que todos querem respeito, independente o que temos, mas sim do que somos e ouvimos com sabedoria.
Por isso que digo que é preciso ter cuidado com nossos atos ou palavras, pois tudo o que chega aos nossos olhos ou ouvidos, também chegara em nosso coração, e são por essas e outras que Deus nos deu dois ouvidos e uma só boca para sabermos ouvir muito mais do que