Como se comunicar com sucesso
Não estavam errados aqueles que diziam que as palavras servem para mentir, ludibriar, distorcer, encantar, iludir ou, de modo diferente, estabelecer a verdade, levar a compreensão, despertar o amor, aproximar as pessoas, promover o entendimento, estabelecer a cooperação, elevar e enobrecer atitudes.
As palavras compõem a estrutura dinâmica da comunicação humana. É por meio delas que nós contruimos idéias e pensamentos, ordenamos ações, traçamos destinos e articulamos nossas relações.
Dependendo de como são empregadas, podemos facilitar ou complicar a vida de quem as escreve ou pronuncia. Já houve caso em que uma única palavra desencadeou uma profunda crise familiar e rupturas irreversíveis entre pessoas que se relacionavam, até então, de modo harmonioso.
As palavras são poderes reais que podem criar problemas monumentais ou servem de inspiração para transformações grandiosas em pessoas ou em comunidades inteiras.
Podem servir para destruir ou para criar. Podem ser usadas de modo negativo ou positivo. Podem estar a serviço da paz, do amor, da confiança, da verdade, da liberdade ou do preconceito, do ódio, do egoísmo, da arrogância, do desespero.
Na verdade, são as palavras e as formas como são pronunciadas que levam você ao sucesso ou ao fracasso.
Você é observado pela sua aparência, pelas roupas que veste, pelo tom de voz, mas é definitivamente avaliado pelo que diz.
Pare um pouco para saber qual é o nível de consciência do poder das suas palavras. Por meio dele podemos nos tornar vitoriosos. A chave para uma comunicação eficaz está em falar de forma clara, ouvir todos os detalhes e expor suas idéias com segurança.
As palavras tem significados, e é por meio delas que organizamos nossos pensamentos,