Sequencia didatica
Apresentação do tema: Trabalharemos o jogo com animais marinhos, envolvendo matérias como ciências e matemática, desenvolvendo atividades humanas que se manifestam na realidade concreta, de forma lúdica e prazerosa. O aluno explorará o mundo marinho de forma intencional, dentro de um processo de individualidade e de interação social, por meio do qual se adquirem, progressivamente, concepções de homem, sociedade e os valores assimilados ao longo do processo. As características e regras do jogo permitem promover a cooperação através do trabalho em grupo, a criatividade, a disciplina, a submissão e o individualismo.
Justificativa do tema: Estamos trabalhando este projeto devido à possibilidade de exploração que o tema oferece no estudo do Conhecimento da Natureza e da Sociedade. Por meio dele, será possível um estudo em que haja observação e análise das características dos animais do Fundo do Mar, estimulando nos participantes a curiosidade e a pesquisa.
Em São Paulo, é comum que as crianças cheguem das férias contando que foram para as praias. Falam do que viram, trazem fotos, conchinhas, mas também muitas perguntas. “A concha estava sem bichinhos dentro, o que aconteceu com ela?”; “Ninguém viu um tubarão, onde ele estava?”; “Por que o siri belisca o pé?”; “Por que a água-viva queima? Como ela faz isso?”.
No projeto Fundo do Mar a finalidade é a de proporcionar condições que favoreçam estas descobertas, como também planejar, cautelosamente, as intervenções e as etapas desafiadoras. O tema “Fundo do Mar” é pertinente ao mundo natural com o qual a criança tem contato, manifestando assim curiosidade e interesse.
Os professores trabalham com diferentes tipos de materiais, como filmes, livros, enciclopédias, reportagens, textos informativos, espécies naturais e outras fontes de pesquisa. Pretende-se que as crianças possam ampliar seu universo a respeito deste assunto, entendendo como vivem as diferentes espécies, suas características e