Sequencia Didatica
TEMA
Educação indígena
OBJETIVOS
Valorizar a cultura indígena no Brasil;
Trabalhar a inclusão do aluno indígena na sala de aula, mostrando seu modo de vida, os costumes, alimentação e preservação ambiental.
CONTEÚDOS
Trabalhar com a disciplina ciências, com leitura, escrita e desenvolver uma receita.
ANO
4ª ano
TEMPO ESTIMADO
6 a 7 aulas
MATERIAL NECESSÁRIO
Cartazes, cola, lápis, caneta, e material para fazer um bolo de mandioca.
DESENVOLVIMENTO
1 ETAPA: Fazer apresentação dos slides, contando a história dos índios.
A história dos povos indígenas do Brasil tem sido marcada pela brutalidade, escravidão, violência, doenças e genocídio.
Quando os primeiros colonos europeus chegaram em 1500 à terra que é hoje o Brasil, era habitada por um número estimado de 11 milhões de índios, que viviam em cerca de 2.000 tribos. No primeiro século de contato, 90% foram eliminados, principalmente por meio de doenças importadas pelos colonizadores, como a gripe, sarampo e varíola. Nos séculos seguintes, milhares de vítimas morreram, escravizados nas plantações de cana de açúcar e borracha.
Os índios têm conseguido muitos avanços, embora ainda não gozam dos direitos territoriais que têm sob a lei internacional.
‘Isso aqui é minha vida, minha alma. Se você me levar para longe dessa terra, você leva a minha vida.’
Marcos Veron, Guarani
Há cerca de 240 tribos que vivem hoje no Brasil, totalizando aproximadamente 900.000 pessoas, ou 0,4% da população do país.
O governo reconheceu 690 territórios para a população indígena, que abrange cerca de 13% do território brasileiro. Quase todas estas terras (98,5%) encontram-se na Amazônia.
Os povos que vivem nas savanas e florestas atlânticas do sul, como os Guarani e os Kaingang, e o interior seco do Nordeste, como os Pataxó Ha Ha Hãe e os Tupinambá, estavam entre os primeiros que foram contatados pelos colonizadores europeus quando eles desembarcaram no Brasil em 1500
Apesar dos centenas de anos de contato com a sociedade de