sequencia didatica
Objetivos:
Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).
Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.
Usar o conhecimento sobre o valor sonoro da letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).
Conteúdo:
Leitura na alfabetização inicial.
Anos: 1º e 2º .
Tempo Estimado:
Uma aula de 30 minutos em dias alternados aos de atividades de escritas, durante todo o ano.
Material Necessário:
Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas e canções).
Desenvolvimento:
1ªetapa - Selecionar parlendas, poemas, quadrinhas e canções que considere interessantes. distribua uma cópia para cada estudante e leia com a classe. Para que os leitores não-convencionais participem da atividade, garanta que saibam o texto de cor.
2ªetapa - Informe onde se inicie o texto e proponha que todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo enquanto cantam ou recitam. O desafio será ajustar o falado ao escrito.
3ªetapa - Peça que procurem algumas palavras e socializem com o grupo as pistas usadas para encontrá-las. Faça com que justifiquem as escolhas e expliquem o procedimento para descobrir o que estava escrito. Nessas atividades são utilizados textos que já se sabe de cor para antecipar o que está escrito e letras e partes de palavras conhecidas para verificar escolhas.
4ªetapa - Uma variação da atividade é entregar as poesias recortadas em versos ou em palavras e pedir que sejam ordenadas. Para dar conta da tarefa, a garotada terá de acionar os conhecimentos que possui sobre o texto, os procedimentos de leitura já adquiridos e utilizar pistas gráficas (letras iniciais, finais etc.).
Avaliação:
Registre suas observações sobre a participação dos pequenos: quais foram as pistas utilizadas