nível estratégico
O nível estratégico é formado pela alta administração da escola, normalmente sua diretoria ou conselho. As decisões tomados no nível estratégico, denominadas decisões estratégicas, normalmente tem um grande impacto sobre os "rumos" da organização, geram efeitos de longo prazo e são praticamente irreversíveis (ou apresentam um grande custo associando a um possível retrocesso).
Exemplos 01: Podemos exemplificar algumas decisões estratégicas e constatar a presença das características acima citadas. Quando a diretoria de uma escola decide montar uma nova unidade, geralmente sabe da importância e da complexidade dessa decisão, tomando cuidados para aumentar significativamente a probabilidade de sucesso do novo empreendimento. Assim, estuda a localização da nova escola, seu potencial de crescimento no bairro o investimento necessário, os concorrentes que terá que enfrentar e diversos outros aspectos que julgar necessários.
Exemplo 02: A decisão de fechamento de uma unidade deficitária, abertura do ensino médio para as escolas que não o ministram, demissão de um diretor, substituição de um sistema informatizado de administração escolar.
A estratégia da empresa consiste do conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. A estratégia é o planejamento do jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, promover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho.
Exemplo 01: Uma empresa prestadora de serviços, definiu como sendo a sua missão a prestação de serviços de aluguer de automóveis com qualidade, melhorando continuamente o seu desempenho, de forma a obter a satisfação dos clientes e colaboradores, demonstrando preocupação com a comunidade e assumindo, no exercício da sua