topicos especiais de administração
FAEST – FACULDADE DE EEDUCAÇÃO SUPERIOR DE TIMBAÚBA
Curso de Administração
Disciplina: Análise Multivariada Aplicada a Administração
Professor: Tony Barboza
AMOSTRAGEM
1. Como selecionar uma amostra
As observações colhidas numa amostra são tanto mais informativas sobre a população quanto mais conhecemos esta mesma população.
A maneira de se obter uma amostra é tão importante e existem tantos modos de faze-la que estes procedimentos constituem uma especialidade dentro da estatística conhecida como amostragem. Amostragem Probabilística Todas as técnicas que usam mecanismos aleatórios de seleção dos elementos da amostra atribuindo a cada um deles uma probabilidade conhecida a priori, de pertencer à amostra.
A amostragem probabilística inclui técnicas tais como:
a) Amostragem aleatória simples Os elementos da população são escolhidos de tal forma que cada um deles tenham igual probabilidade de figurar na amostra.
b) Amostragem estratificada Subdividimos a população em, no mínimo, duas subpopulações (ou extratos) que compartilham das mesmas características e, em seguida, extraímos uma amostra de cada extrato.
c) Amostragem Sistemática Quando se conhece uma listagem dos elementos da população pode-se obter uma amostra aleatória de n elementos dividindo-se o número de elementos da população pelo tamanho da amostra. Usando o número inteiro mais próximo anterior a esse resultado, selecionamos os elementos da lista que ocorrem com essa periodicidade. É o caso, por exemplo, de um processo de auditoria em notas fiscais de uma empresa. Como as notas fiscais são numeradas, a escolha de uma amostra pode ser feita de maneira sistemática.
d) Amostragem por Conglomerado Começamos dividindo a área da população em seções
(ou conglomerados); em seguida escolhemos algumas dessas seções e, finalmente, tomamos todos os elementos das seções escolhidas.
Amostragem não-probabilística Não utiliza processos probabilísticos para a escolha de seus