Sentidos de Idelogia
IDEOLOGIA NO SENTIDO AMPLO
Em sentido amplo, é o conjunto de ideias, concepções ou opiniões sobre algum ponto sujeito a discussão. Quando perguntamos qual é a ideologia de determinado pensador, estamos nos referindo à doutrina, ao corpo sistemático de ideias e ao seu posicionamento interpretativo diante de certos fatos. É assim que falamos em ideologia liberal ou ideologia marxista.
Ainda podemos considerar a ideologia como teoria, no sentido de organização sistemática dos conhecimentos que antecedem a ação efetiva, tal como nos referimos à ideologia de uma escola, que orienta a prática pedagógica; à ideologia religiosa, que dá regras de conduta aos fiéis; à ideologia de um partido político, que fornece diretrizes de ação a seus filiados.
IDEOLOGIA NO SENTIDO RESTRITO
É aquela presente nos grupos poderosos e privilegiados, com grande influência.
É denominada de ideologia negativa. A ideologia no sentido amplo é chamada de ideologia positiva.
IDEOLOGIA PARA MARX
Para esse filósofo, ideologia corresponde ao conjunto de conhecimentos, teorias de todo o tipo, sejam elas metafísicas, religiosas ou políticas, que correspondem aos interesses de uma classe dominante ou privilegiada, como a burguesia. Trata-se de um conceito distinto do que temos hoje.
IDEOLOGIA PARA GRAMSCI
Na concepção de Gramsci, existem duas ideologias: Orgânica e Arbitrária. A primeira é coletiva e necessária aos homens. Já a arbitrária tem o sentido negativo e pertence à classe dominante e não ajuda a estabelecer consenso entre as pessoas.
IDEOLOGIA CONCEITUADA POR MARILENA CHAUÍ
Segundo Marilena Chauí, a ideologia não pode ser considerada uma mentira que as classes dominantes usam para subjugar os menos favorecidos, porque os que se beneficiam dos privilégios também sofrem influências das ideologias. Portanto, a ideologia se caracteriza pela naturalização, na medida em que são consideradas naturais as situações que na verdade são produtos