Relatorio de filme - Deus não está morto
Data de visionamento do filme: 04 de Novembro de 2014
Local: Campus Unespar, Apucarana
Título do filme: Deus Não Está Morto
Realizador: Harold Cronk
Ano de realização: 2014
Personagens principais: Josh Weathon, Jeffery Radison, Reverendo Dave, Amy Ryan, Djipison, Misrab, Nina e Martin
Motivação: Para que seja analisado a busca de conhecimento para fundamentação de argumentos e a pesquisa
DESENVOLVIMENTO:
O filme narra a história de Josh Wheaton (Shane Harper), um calouro na universidade de Direito que entra para a turma de Filosofia do professor ateísta (e antiteísta) Jeffery Radisson (Kevin Sorbo) com quem entra em conflito direto sobre sua crença em Deus logo no primeiro dia de aula. O conflito gera um debate aberto em três períodos diferenciados para que Josh possa defender que Deus está vivo, contrariando a afirmação do professor Radisson de que o Mesmo está “morto”.
Os momentos mais importantes do filme, são os momentos de embates do filme, as apresentações de Josh tentanto provar a seu professor a existência de Deus, e o desafio de Aysha em seguir uma nova religião, contrária a de sua família. Mas principalmente a última apresentação de Josh, que leva a sala inteira a concordar com seus argumentos.
O filme se liga a matéria ao mostrar o desenvolvimento de pesquisa feita por Josh, para criar fundamentos e defender suas ideias. Assim como no filme, para desenvolver pesquisas e projetos de pesquisa, a busca de diversas fontes, teorias e pensamentos, é a parte principal para que o projeto tenha uma gama de fatos para dar sentido e relevância a tese apresentada.
O filme apresentou também um embate entre os vários tipos de conhecimentos, que são inerentes, entre eles: conhecimento de senso comum, científico e filosófico.
CONCLUSÃO:
Religião é um tema delicado de ser abordado. Religiosos ou ateus sempre argumentam usando os mesmos princípios e teorias, ou tentativas de derrubar os mesmos. No final, muitas vezes, os dois lados acabam por ser