zoologia
Anáfase I: Essa fase é caracterizada pelo deslocamento dos cromossomos homólogos para polos opostos na célula. Nesta fase as cromátides irmãs não se separam o que ocorre é a separação dos cromossomos homólogos, indo cada par dos cromossomos duplicados para cada polo. No final dessa fase têm-se dois jogos de cromossomos separados nos polos opostos da célula, um de cada par. É nesta fase que também ocorre a redução do número de cromossomos pela metade.
Citocinese: É o intervalo entre a primeira e a segunda divisão da meiose. É um período muito curto. É importante ressaltar que antes de iniciar a meiose II não há outra duplicação de DNA. No final da segunda divisão, o número de cromossomos não se reduz, por isso que esta divisão é chamada de equacional.
Metáfase II: Nesta fase os cromossomos, unidos pelo centrômero, organizam-se no polo equatorial da célula, voltando as cromátides para polos opostos da célula. Essa etapa é finalizada pela divisão do centrômero e, consequentemente, a separação das cromátides irmãs.
Anáfase II: Na anáfase II, as cromátides irmãs são puxadas para pólos opostos da célula.
Telófase II: A segunda divisão é concluída com a telófase II, etapa na qual os cromossomos se descondensam, há o reaparecimento dos nucléolos e a carioteca se reintegra. Em seguida o citoplasma se divide resultando quatro células-filhas.