Senhora -produção de texto
Com temos o homem no seu meio social , vivenciamos as caracteristicas na sociedade,ou seja, muito s conflitos quer surgem, pois a vontade do particular esta limitada a vontade do outro, nascendo assim um contrato, com regras, deveres e obrigações a serem cumpridas.
Atraves deste contrato é que se tem o compromisso, a base do negocio juridico que obriga as partes a cumprir com suas obrigações .
No Conto temos os princípios contratuais ao qual podemos analisar nas relações existentes na obra de Jose de Alencar. Na obra existem várias relações contratuais, desde as relações formais á tácitas, o casamento entre Seixas e Amaral e o casamento deste com Adelaide com eo trato realizado entre Seixas e Aurélia.A historia desta narrativa da obra , de acordo com a época em que é retratada não se pode falar em análise de fato, apenas baseando em caráter plenamente ilustrativo dos princípios contratuais.
“Senhora” de José de Alencar é uma narrativa que expressa à história de um casal, que se vê a todo o tempo separado pela busca pelo dinheiro, ou pelas conseqüências de possuí-lo. A principal relação que é expressa neste é o contrato feito entre a “senhora” Aurélia e Seixas, na qual esta lhe propõe cem mil cruzeiros em troca de um casamento.
A primeira manifestação de vontade é expressa no capítulo IV em que Aurélia manda o Sr. Lemos, seu tutor, fazer a proposta de casamento à Seixas. Esta proposta tem os seguintes termos:
- Os termos da propostas devem ser estas; atenda bem. A família da tal moça misteriosa deseja casá-la com separação de bens, dando ao noivo a quantia de cem mil cruzeiros de dote. Se não bastarem cem mil e ele exigir mais, será o dote de duzentos mil... (ALENCAR,1999, p.33) A