plano de aula
Tema: Gramática em nosso cotidiano
Objetivo: Promover momentos de aprendizagem através de atividade propostas em sala.
Turma: 5° ano
Plano de aula n° 1
Para iniciarmos a aula deste dia vamos primeiro fazer a chamada e para esta cada aula irá falar um verbo.
Para darmos sequencia a aula vamos fazer duplas e em seguida cada aluno vai receber o texto “o milagre das sementes” de Marlene B. Cerviglieri, após uma leitura individual do texto será feita uma socialização sobre o mesmo.
O Milagre das Sementes.
Marlene B. Cerviglieri
Todos estavam felizes, pois a tradicional festa da colheita estava perto. Era muito esperada, pois encerrava um tempo de muito trabalho, que trazia também muita esperança. Cada fazendeiro apresentava uma amostra do que havia plantado. Mandavam para os grandes centros, e até mesmo para fora do país.
Armavam as barracas com diversos pratos da culinária local. É claro que não faltavam os doces e as tortas especiais. Vendiam geléias feitas com as frutas de seus próprios pomares, queijos frescos, manteiga e mel. Alguns se arriscavam em vender melado também.
Para este dia, vinham muitos visitantes de outras cidades todos vestidos a caráter, ou seja, camisa xadrez, lenço no pescoço e botas. As mulheres usavam saias longas bem enfeitadas e lenço na cabeça. Havia a dança tradicional, que nem treinavam mais, pois sabiam muito bem dançar. A música provinha dos músicos da igreja. Era uma festa e tanto!
Neste dia, as crianças ganhavam moedas dos pais para comprarem um monte de coisinhas que havia na feira. Desde bolas de borracha, saquinhos de bolinhas de gude, caminhões feitos de madeira, trenzinhos e algumas peças de mobília, todas em miniatura. Bonecas tinham várias, todas de pano. Durante o ano, as avós e os avôs exercitavam sua habilidade para exporem na festa e naturalmente vender. Beatriz queria muito uma mobília de quarto para sua casinha.