Prova de fogo
Este trabalho tem como objetivo trazer ao conhecimento as grandes dificuldades e competências que o professor nos dias atuais deve ter e problematiza a questão das diferenças e bagagens que as crianças trazem ao se deparar com conteúdos novos.
Palavras- chave
Educação, contemporâneo, modernidade, mudança, diferença, professor.
Resumo
Meu Batismo de Fogo
No primeiro capítulo a autora revela seus sentimentos e frustrações durante seus primeiros anos de formação, onde se sentia com instrução insuficiente para lidar com as questões dentro de sala de aula que não são ensinadas para realizar a tarefa de ensinar.
A autora também explica a problemática que leva a ela perceber que saber os conteúdos e aplicá-los não era suficiente era necessário saber como se dava o processo de aprendizagem para poder entender o porquê de tantas crianças repetentes em classes primárias.
Antes o professor não tinha ferramentas para lidar com as dificuldades em sala de aula ou para medir o desempenho da sua didática, hoje em dia, ao contrário o professor pode se posicionar e tomar decisões, que podem não dar conta de tudo, mas pode esclarecer diversas dúvidas sobre os processos pelos quais a criança aprende.
A intenção da autora sempre foi lidar com o porquê as crianças não conseguem alcançar sucesso escolar e como se dão os processos que ajudam ou atrapalham na compreensão de determinados conteúdos, tornando assim o papel do professor como o sujeito responsável de dar condições e criar situações usando diferentes métodos para auxiliar no processo educacional.
Um novo olhar sobre a aprendizagem
A autora reflete sobra à problemática do professor não conseguir compreender as dificuldades que os alunos têm no processo de aprendizagem, principalmente aos que se referem à leitura e a escrita.
Telma explica que as crianças mesmo sem terem