semiotica teoria da arquitetura
A construção arquitetônica é orientada pela leitura do projeto gráfico, linguagem esta que tanto o construtor quanto o projetista devem dominar. Esta codificação e decodificação da linguagem presentes nos projetos arquitetônicos são desenvolvidas em semiótica que é a ciência dos signos, a ciência da investigação de todas as linguagens.
A simbologia
A imagem de algo primeiramente é percebida como signo icônico que, de modo geral pode ser associada e comparada. Como é o caso da imagem de uma ponte que devido ao seu uso pode significar o ato de travessar, dois pontos separados por um curso de água, podendo ser atribuído diversos significados.
O significado arquitetônico é um signo icônico tridimensional, com isso o estudo da imagem é como uma ponte por ser o conjunto de elementos que representem formas e funções semelhantes para servir de via ao usuário.
Semiótica e arquitetura
No processo de construção os desenhos, plantas e perspectivas são signos ou representações do produto final esperado, sendo assim apenas um objeto na consciência do arquiteto, o signo ainda não existe materialmente.
Por ser uma representação gráfica do projeto arquitetônico, representa um signo, deve ser coerente e compreensivo para o cliente e construtor.
Pois o arquiteto cria o objeto pensado pelo cliente, a representação gráfica do projeto feita pelo arquiteto deve corresponder ao objeto desejado pelo cliente. Esta representação gráfica arquitetônica deve ser a expressão de um desejo em comum do profissional e do cliente.
Indústria IPEL- Fabrica de embalagens e pincéis Ipel.
Ficha técnica
Projeto Arquitetônico: Sidonio Porto Arquitetos Associados
Área construída: 6 mil m²
Aço empregado: ASTM A36 (Chapas), ASTM A500(tubos), ASTM A570 (Perfis dobrados)
Cálculo Estrutural: Projecta
Fornecimento de estrutura metálica: Projecta
Execução da obra: ECAP Engenharia
Local: Cajamar,SP
Data do Projeto: Janeiro de 2000
Data de Conclusão da obra: Junho