Seminario Fenomenos Naturais
4º slide:
Ela é a onda mais longa da Terra, Em sua origem tupi, essa palavra quer dizer algo como "causar um grande estrondo". Existem várias explicações para este fenômeno, mas a principal diz que sua causa deve-se à mudança das fases da lua, principalmente nos equinócios que aumenta a propensão da massa líquida dos oceanos proporcionando grande barulho.
5 º slide:
.
Porém, surfar a pororoca é muito perigoso, já que a água contém uma quantia significante de escombros das margens do rio. O recorde da maior distância surfada na mais longa onda é do Picuruta Salazar que, em 2003, conseguiu permanecer durante 37 minutos em 12.5 quilômetros. O sonho de todo surfista: montar uma onda sem fim. Na região Amazônica, ocorre esta elevação de água que chega a 6 metros de altura a uma velocidade de 30 quilômetros por hora. Pode-se prever a pororoca com duas horas de antecedência, pois a força da água vinda da cabeceira provoca um barulho muito forte e inconfundível.
6º slide:
Imagem da pororoca ao fundo
Embora a pororoca amazônica seja a mais importante do mundo, ela também ocorre em outras regiões do planeta como, por exemplo, nos rios Sena (França), Iang-Tsé (China), Colorado (Estados Unidos) e Tamisa (Inglaterra).
7º slide :
Imagem da pororoca do fundo
CURIOSIDADE:
As pororocas mais violentas acontecem nos períodos de lua cheia ou nova, nos meses de março e abril. ’’Essa é a época de cheia no Amazonas’’ e é tão poderosa que pode destruir qualquer coisa, inclusive árvores, casas e tudo o mais que achar pela frente.
9º slide:
Imagem tempestade de areia
Uma tempestade de areia ou tempestade de poeira é um dos fenômenos denominados quando a umidade relativa do ar é mais baixa que 80% permitindo a