fundamento historico servi o social t
Eline Santos Salgado 7929700849
Laura Viera da Silva 409090
Sandra Ribeiro Oliveira da Silva 438627 Professora: Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Sobradinho-DF 12 de Abril 2014.
Introdução
Neste trabalho vamos falar na reconceituação do Serviço social como ponto importante desta profissão, referente aos documentos, seminários, corrente do Serviço Social, até os dias atuais.
Observa-se que a conceituação do Serviço Social (1965/1970), a profissão teve, essencialmente, uma, ação pragmática, técnica e pretensamente neutra. A partir de 1970, entretanto, passou a buscar maior solidez científica, um compromisso de classe e a conferir ao assistente social um perfil de pesquisador.
A questão da metologia do serviço Social segundo Faleiro foi muito enfatizada na década de 70 como um modo de retomar o debate teórico e prático da profissão. Porém, esta ênfase levou a certos exageros. Teoricamente, passou-se a considerar a discussão metodológica como a única forma de encaminhamento da sistematização da atividade profissional.
O serviço Social é bastante marcado com suas perspectivas e possibilidades de avanços na época da Ditadura Militar, pois foi neste período de 1964 a 1985 e caracterizou-se pela falta de democracia, suspensão dos direitos constitucionais, censura concentração de renda, pensamento capitalistas, perseguição política e repressão a todos que eram contra regime militar.
Pois foi neste período da Ditadura Militar que nasceu a Necessidade do Movimento