DISCIPLINA FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO
SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
EQUIPE:
Cristiane Maria Alves – RA 7533646876
Jaqueline Vasconcelos de Almeida – RA 8111711674
Josiane Érika Vasconcelos – RA 44717
Kércia Souza Silva – RA 434342
Michelle Cristina Silva – RA 7924686897
Vanuza Maria de Vasconcelos – RA 7927652008
Teoria do Serviço Social
TUTOR:
Gisleine Gomes
ACARAÚ-CE
2014
1. O movimento de Reconceituação para o Serviço Social
O Serviço Social é bastante marcado com suas perspectivas e possibilidades de avanços o que torna ainda mais um processo de crescimento lento nos projetos de reformas econômicas e sociais no que se almeja garantir melhores condições de vida nas diversas camadas populares. Outro fator importante na trajetória do Serviço Social foi à elaboração dos documentos de Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista que trouxe uma repercussão profissional ao projeto e à realidade de forma modernizadora e mais conservadora. O estudo na época deu sua contribuição no processo renovador, intervindo no sentido de sua reprodução enquanto categoria e para o seu exercício enquanto técnico e assalariado.
O documento mostra a importante transição histórica do serviço social, a alteração e transformação dentro de seus próprios conhecimentos teóricos, práticos, ideológicos, revigorando sua proposta tornando as mais sólidas mediante o fato político-social, bem como no desafio de atenuar as desigualdades e controlar as ações da classe predominante na tentativa de garantir a soberania popular.
O Serviço Social tem origem à doutrina da Igreja Católica voltada a ação social, com profissionais mais voltados aos exercícios remunerados do que o verdadeiro fundamento da profissão, bem como um procedimento de trabalho americano, ainda necessitar se aperfeiçoar e se aprofundar em vários pontos relacionados à