Qualidade
Universidade do Grande ABC
Recursos Humanos
3º semestre
Ambiente Virtual de Aprendizagem
“Atividade de Autodesenvolvimento”
Nome: RA:
Jaqueline Vitória M. Santos 5212959220
Santo André, 28 de Setembro de 2013
“Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?”
Muitas empresas usam vários métodos de gestão, usando planejamentos que impedem expor novas idéias e conhecimentos, diminuindo então interação e trocas de informações. Na gestão brasileira, existe certa dificuldade em transmitir oportunidades para novos conhecimentos.
Essa dificuldade surge por falta de interesse entre pessoas das organizações para compartilhamento de seus conhecimentos. Por isso, funcionários acabam sentindo insegurança por acharem que serão substituídos por outras pessoas.
Há setores que vivem “isolados”, competindo entre si e trabalhando de forma egocêntrica, não procurando informações de conhecimentos que agregam valores para a equipe. As empresas devem desenvolver o setor para que não haja problemas a todos, por isso, devem buscar a gestão do conhecimento para obterem uma boa organização e ótimos resultados.
Muitas pessoas possuem o conhecimento explicito aquele que é compartilhado com a equipe. São essas pessoas que uma empresa deve dar importância, pois são as que possuem muito mais conhecimentos sobre como atingir melhores resultados, suas metas e como solucionar um problema. Com a gestão do conhecimento, os colaboradores são incentivados a praticar aquilo que sabem, de forma que podem ser aplicadas na organização.
De acordo com André Saito é Ph.D. em Ciência do Conhecimento, coordenador acadêmico da FGV, coordenador do curso de gestão estratégica de pessoas do SENAC e diretor de Educação da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC),para as