Semelhante dissolve semelhante
SUMÁRIO
OBJETIVO 4
INTRODUÇÃO 5
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
RESULTADOS E DISCUSSÃO 7
CONCLUSÃO 9
ANEXOS 10
REFERÊNCIAS 11
OBJETIVO
Verificar se água, álcool e gasolina são miscíveis entre si. Já no experimento, separando álcool da gasolina por extração com água, tem como finalidade relacionar solubilidade com interações intermoleculares, além de conhecer os equipamentos básicos utilizados na extração e efetuar a técnica de extração por solvente.
INTRODUÇÃO
A qualidade da gasolina comercializada no Brasil tem sido alvo de questionamentos, pois é adicionado à gasolina o etanol antes de sua comercialização, já que a quantidade de etanol na gasolina influencia no rendimento do veiculo, além de a gasolina ser um produto relativamente mais caro que o etanol. A quantidade de etanol presente na gasolina deve respeitar os limites estabelecidos pela ANP que são: Teor entre 20% a 25%. (Lei 10.696 2003. Art. 18).
A falta ou excesso de álcool em relação aos limites estabelecidos pela ANP compromete a qualidade do produto que chega aos consumidores brasileiros. Assim, avaliar a composição da gasolina, verificando se o teor de álcool está adequado, é uma atitude muito importante. A determinação do teor de etanol na gasolina através da extração com água é muito conhecida e utilizada, pois permite aplicar ou ilustrar conceitos relacionados com medidas quantitativas, como o teor expresso em porcentagem.
A interpretação dos fenômenos que ocorrem durante o experimento, considerando a estrutura das moléculas envolvidas, também pode ser explorada para permitir estabelecer relações entre as propriedades físicas e químicas dos materiais. Através do presente experimento é possível estabelecer relações entre propriedades físicas como a solubilidade e