trabalho
O etanol é um solvente polar, e os solventes polares são capazes de solubilizar solutos polares, já os sais são compostos iônicos, no caso para que exista solubilização o solvente também deve ser apolar, pois semelhante dissolve semelhante.
Questão 2
A água destilada apresenta em sua composição molecular apenas H2O e a água é uma substancia que é formada por ligações covalentes entre Hidrogênio e Oxigênio, ou seja, há compartilhamentos de elétrons entre os átomos, e na maioria dos casos, não conduzem corrente elétricas, uma vez que não possui elétrons livres.
Já a água da torneira conduz corrente elétrica, pois tem sais com ligação iônica, e um composto iônico em solução aquosa conduz a corrente elétrica.
Questão 3
(1) Sólido iônico – Cal (óxido de carbono)
(2) Sólido covalente – Diamante
(3) Sólido metálico – Latão
(4) Sólido molecular - Sarcarose
Questão 4
Substâncias polares tendem a serem solúveis em substâncias polares e substâncias apolares em substâncias apolares.
O NaCl e CuSo4 são compostos iônico, apresenta boa solubilidade em solventes polares, como a água. O que torna uma substância solúvel em um solvente é sua compatibilidade com este, a regra geral é: solvente polar dissolve soluto polar e solvente apolar dissolve soluto apolar. O etanol é um solvente que tem uma polaridade bem menor do que a da água, e é por isso que é pouco solúvel neste solvente. Substâncias como naftalina C8H10 são apolares, enquanto água é bem polar. E a lei para solubilidade (dissolução) é semelhante dissolve semelhante. Por isso a naftalina vai se desenvolver em alcool, devido a semelhança.
Questão 5
Na solução de ácido clorídrico com água a lâmpada acendeu indicando que a solução possui eletricidade. O ácido clorídrico (HCl) é um composto molecular e quando adicionado em água houve uma quebra na ligação molecular gerando os íons H+ e Cl-.
A água destilada não conduziu corrente elétrica pelo fato de haver menor quantidade de íons