Metodos de laboratorio
Utilizamos 15 sementes de abobora, uma pequena quantidade de solo, placa de petri, balança e estufa.
Primeiramente separemos aleatoriamente 5 sementes, pesamos e medimos os comprimentos e largura,logo após foi numerada cada uma das sementes.
Em seguida pesávamos o petri e depois eram colocadas as sementes numeradas onde foram pesadas novamente e em seguida foram para a estufa. Em outro petri colocamos uma pequena amostra de terra onde também foi pesada e levada para a estufa, onde ambos ficaram por volta de 4 dias na estufa.
Com todos esses dados das sementes e do solo construímos uma pequena tabela onde eram marcados peso do recipiente; peso do recipiente mais a amostra;peso do recipiente mais amostra após os 4 dias de estufa;e o teor de umidade; todos esses dados que estavam sendo coletados é para que no final da pratica fosse possível comparar os dados obtidos.
Isopor solúvel
Isopor é um polímero resultante da polimerização do monômero estireno, daí o nome poliestireno que, à temperatura ambiente, apresenta-se no estado sólido. Pode-se dizer que se trata de uma resina do grupo dos termoplásticos, que é flexível e moldável sob a ação do calor.
Já reparou como o isopor é leve? Sua leveza é justificada pela composição: mais de 90% de ar.
Materiais
30 mL de acetona
Béquer ou recipiente com capacidade para 100 mL
Pedaços de isopor
Procedimentos
- Coloque a acetona no recipiente, acrescente os pedaços de isopor e observe.
- Repare na velocidade em que o isopor se dissolve em meio à acetona.
Explicação química
Ao mergulhar o pedaço de isopor na acetona, ele libera todo o ar pressionado em seu interior, na forma de gás carbônico, transformando-se em uma pasta. Por que isso ocorre? Os dois compostos, acetona e isopor, são apolares: “Semelhante dissolve semelhante”, portanto, isopor se dissolve em acetona.
Sob a ação da acetona, o isopor toma a forma pastosa, moldando-se com facilidade em torno de um molde, neste caso