Lentes opticas trabalho fatec sp
Essa monografia tem como objetivo o estudo sobre lentes ópticas, exibindo suas qualidades e defeitos sobre seus comportamentos mecânicos, físico químicos. Suas aplicações no mercado, e seus avanços tecnológicos. Sendo uma área muito ampla e com muitos produtos e aplicações diversas.
1.1. O que é:
Lentes são instrumentos cuja intenção é desviar raios de luz. Sua forma e seu índice de refração determinarão o comportamento desta, que, em geral, é apenas determinado por seu formato, pois seu índice de refração, na grande maioria dos casos, é maior do que o índice do ar em que a lente geralmente está imersa.
1.2. Funcionamento:
Parte fundamental de qualquer instrumento óptico, a lente permitiu ao homem atravessar as fronteiras dos mundos macroscópicas e microscópicas, ao ampliar a imagem de organismos infinitamente pequenos e tornar próximos astros situados a anos-luz da Terra.
Lente é um elemento óptico, geralmente em forma de disco, que se utiliza do fenômeno de refração (capacidade que os corpos apresentam de desviar a trajetória da luz incidente) para fazer convergir ou divergir os raios luminosos. O modelo clássico de lente se compõe de duas superfícies refrativas, normalmente de vidro polido. Essas superfícies, assim como todas que separam dois meios transparentes com índices de refração diferentes, denominam-se dioptros. Ao menos uma das superfícies deve ser côncava ou convexa. Modelo clássico de de lente.
1.3. Tipos:
• LENTES ORGÂNICAS (POLIMÉRICA)
• LENTES MINERAIS (CERÂMICA)
1.4. Importância:
Há muitos anos atrás, quando os primeiros ópticos criaram as primeiras lentes que foram utilizadas para correção visual, com certeza tinham consciência do bem que fariam aos homens e a humanidade. Os benefícios da reabilitação visuais geraram um impacto muito grande em diversas atividades do homem.
Avanços pesquisados e programados ou mesmo acidentais, fizeram da lente um objeto que agrega tecnologia de três áreas de estudo