INTERAÇÕES INTERMOLECULARES
INTERAÇÕES INTERMOLECULARES E SOLUBILIDADE EXPERIMENTO Nº 04
CURSO/PERÍODO/TURMA: Engenharia Civil 1º Período T01A
DISCIPLINA: Química Geral DOCENTE: Ana Claudia C S Reis
Cascavel - Paraná - Brasil
04 de Novembro de 2013
Relatório 2º Bimestre
INTRODUÇÃO
A relação entre força intermolecular e solubilidade é que para que um soluto se dissolva num solvente, a nova interação precisa ser mais intensa do que as já existentes. As forças intermoleculares são responsáveis por manter a união entre as moléculas. Essas forças interferem na temperatura de ebulição (T.E) e solubilidade das substâncias formadas. Para saber se a força é intensa ou não: Ordem crescente da intensidade de interação → Dipolo-induzido < dipolo-dipolo < ligações de hidogênio.
O tamanho da molécula também influi na T.E.: quanto maior a molécula, maior sua superfície de contato e consequentemente haverá maior interação com moléculas vizinhas. Este aspecto torna a T. E. maior.
E não é só na T.E que as forças intermoleculares interferem, elas também influem na solubilidade dos compostos: moléculas apolares e polares possuem diferentes graus de dissociação, vejamos por que:
1. Compostos polares se dissolvem em solventes polares.
2. Compostos apolares se dissolvem em solventes apolares.
Isso explica porque substâncias oleosas não se dissolvem na água. Vamos dar um exemplo: óleo de cozinha é um composto apolar, e a água é polar, de acordo com as duas regras mencionadas acima, compostos apolares só se dissolvem em solventes apolares. Se a força intermolecular já existente for mais intensa do que a possível nova interação, então o soluto não solubiliza, permanecendo a ligação