Laboratorio de quimica substancias apolares e polares
O conceito de polaridade é útil para descrever moléculas inteiras que exibem uma separação parcial de cargas. Uma molécula não-polar é aquela em que a posição média de todas as cargas positivas da molécula, coincide com a posição média de todas as cargas negativas. Numa molécula polar, existe uma separação de cargas, ou seja, os dois centros não coincidem. No laboratório, a polaridade de moléculas pode ser medida observando seu comportamento num campo elétrico. Quando moléculas polares são colocadas entre um par de cargas carregadas opostamente, elas tendem a se alinhar.
Em princípio não deveriam existir forças de atração elétrica entre as moléculas apolares. Entretanto, devido à intensa movimentação dos elétrons, pode ocorrer, em certo instante, uma distribuição desigual dos elétrons, provocando a polarização momentânea da molécula. Como consequência, essa molécula irá polarizar uma molécula vizinha e esta irá polarizar outra. As forças elétricas que surgem entre as moléculas polarizadas acabam deformando-as e transformando-as em dipolos induzidos, que são temporários e muito fracos.
Muitas propriedades físicas das substâncias podem ser explicadas a partir da polaridade de suas moléculas. Uma delas é a solubilidade: similar dissolve similar (semelhante dissolve semelhante). Observe:
• Substância polar tende a dissolver substância polar.
• Substância apolar tende a dissolver substância apolar.
• Substância polar não tende a dissolver substância apolar e vice-versa
MISCIBILIDADE E IMISCIBILIDADE
A solubilidade entre líquidos é chamada de miscibilidade. Líquidos que se misturam entre si são chamados de miscíveis. “Geralmente, líquidos miscíveis têm estruturas moleculares semelhantes, Os líquidos imiscíveis se dispõem em camadas de acordo com sua densidade, As substâncias de menor densidade se dispõem em camadas sobre as substâncias mais densas. A solubilidade dos compostos pode ser definida ao analisar as suas