Teor de álcool na gasolina
Relatório de Química
OBJETIVO: determinar o teor de álcool na gasolina.
Teor de alcool na gasolina
MATERIAL E REAGENTES:
10 mL de água
10 mL de gasolina
1 proveta de 25 mL ( ou copo graduado ou mamadeira)
1 rolha para tampar a proveta ou recipiente
1 pipeta de 10 mL (ou seringa hipodérmica)
CUIDADOS
A gasolina é um líquido tóxico, bastante volátil; durante a realização desta experiência, mantenha o laboratório arejado e evite a inalação dos vapores de gasolina. Por outro lado, a gasolina é altamente inflamável; assim, durante a realização desta experiência, não deve haver qualquer chama acesa no laboratório.
PROCEDIMENTO:
Usando a pipeta (ou a seringa hipodérmica), coloque 10,0 mL de gasolina na proveta ou mamadeira. A seguir, adicione 10,0 mL de água, tampe a proveta ou mamadeira e agite a mistura água-gasolina. Após deixar o sistema em repouso para que ocorra a separação das fases, determine o volume de cada fase. Então, calcule o teor porcentual de álcool na amostra de gasolina.
Observações
A gasolina e a água quando agitadas se misturaram, depois de tempo se separaram formando duas fases novamente.
O volume de solução aquosa (água+álcool) é de 60 ml. O volume da gasolina é de 40 ml.
O teor porcentual de álcool na amostra de gasolina foi de 20%.
Questões
1-Por que o álcool foi extraído pela água?
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, aqui se aplica o dito "semelhante dissolve semelhante": substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.
2-É possível separar o querosene (mistura de hidrocarbonetos, que são substâncias apolares) de uma mistura querosene-gasolina colocando-a em contato com água (substância polar)? Por quê?
Não é possível, porque a água é