Aluno
Com relação ao tema “Formação Continuada”, a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional nº 9394/96, no artigo 76, parágrafo II, diz que “Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes (…)” : aperfeiçoamento profissional continuado (…). Contudo, se trata de mais uma lei que não é cumprida em nenhuma das esferas públicas como realmente deveria ocorrer. Cursos dificilmente ocorrem e, quando nos referimos a matérias específicas, aí sim se vê o descompromisso e a falta de planejamento dos responsáveis.
Dentre os desafios do docente na atualidade incluem–se o estar aberto ao novo e ressignificar sempre a sua prática pedagógica, saber lidar com as novas tecnologias, mídias e as diferentes linguagens do mundo atual sem perder as suas raízes, seus valores, sua vivência e sem esquecer dos pilares da educação: “aprender a ser, aprender a conhecer e a viver juntos e aprender a viver”. A aplicação inteligente do computador na educação é aquela que sugere mudanças na abordagem pedagógica, encaminhando os sujeitos para atividades mais criativas, críticas e de criação conjunta.
Sabemos que a educação precisa ser repensada e que é preciso buscar formas alternativas para aumentar o entusiasmo do professor e o interesse do aluno. A aplicação inteligente do computador na educação é aquela que sugere mudança. Os recursos tecnológicos facilitam a passagem do modelo mecanicista para uma educação sociointeracionista , ainda que a realização de um novo paradigma educacional dependa do