Gestão Estratégica de Negócios
1. Qual a relação entre o modelo dos 5P´s de Mintzberg e as 5 forças de Porter?
Mintzberg defende a necessidade da definição mais completa de estratégia, baseado em cinco definições. Como plano, a estratégia tem por finalidade estabelecer direções para a organização. Como trama (Ploy), a estratégia é aplicada como manobra para ameaçar e confundir os concorrentes, na busca de ganho de vantagem. Como padrão, a estratégia leva em conta o comportamento e a assimilação de ações de sucesso no processo decisório da organização. Como posição, a estratégia encoraja as organizações a analisarem o ambiente, buscando uma posição que as protejam, visando defender-se e influenciar a competição. Como perspectiva, a estratégia traz questões referentes a intenção e comportamento em um contexto coletivo. O autor conclui que a confusão em torno da estratégia dá-se, em grande parte, devido ao uso contraditório e incorretamente definido do termo estratégia, acreditando que o uso de várias definições poderia ajudar a debelar este problema.
Porter afirma que, quer seja de forma implícita, quer seja de forma explícita, todas as organizações possuem uma estratégia. O autor estuda a estratégia competitiva, que conceitua como sendo o desenvolvimento de uma fórmula ampla para o modo como uma empresa irá competir, bem como as políticas e metas necessárias para alcançar seus objetivos. Assim, identificou cinco forças estruturais básicas das indústrias que determinam o conjunto das forças competitivas, são elas: ameaça de novos entrantes, poder de barganha de fornecedores, ameaça de produtos substitutos; poder de barganha dos compradores; e rivalidade entre competidores já estabelecidos.
Como observado no estudo dos dois autores, existem vários entendimentos possíveis sobre o que é estratégia. Porter enfatiza a característica de planejamento no processo de formação da estratégia; assim como Mintzberg, que também aponta a necessidade de