cólera
Biologia
Santarém-Pará
2014
Alunos: Vitor Hugo, Carlos Augusto e Yan Walter.
Cólera
Santarém-Pará
2014
Introdução
O presente trabalho trata é sobre cólera, mais concretamente as suas causas e a prevenção. São objetivos do trabalho, adicionar conhecimento sobre determinada doença causada por bactérias, portanto aprofundar o assunto sobre reino monera e, saber como esses seres se comportam ao interagir com o homem, obtendo assim a melhor forma de prevenção desse tipo maléfico de bactéria.
O referido está organizado em quatro partes, nas quais tratamos de: Na parte 1, as formas de transmissão; Na parte 2, os sintomas da doença; Na parte 3, diagnóstico e tratamento; Já a parte 4, optamos por abordar as maneiras de prevenção.
Desenvolvimento
O que é cólera?
Cólera é uma doença causada pelo vibrião colérico (Vibrio cholerae), uma bactéria em forma de vírgula ou vibrião que se multiplica rapidamente no intestino humano produzindo uma potente toxina que provoca diarréia intensa. Ela afeta apenas os seres humanos e a sua transmissão é diretamente dos dejetos fecais de doentes por ingestão oral. Epidemias de cólera são comuns em regiões de acampamentos e aglomeração humana, onde as condições de higiene e saneamento básico são precárias ou inexistentes.
O Vibrio cholerae é transmitido principalmente através da ingestão de água ou de alimentos contaminados. Na maioria das vezes, a infecção é assintomática (mais de 90% das pessoas) ou produz diarréia de pequena intensidade. Em algumas pessoas (menos de 10% dos infectados) pode ocorrer diarréia aquosa profusa de instalação súbita, potencialmente fatal, com evolução rápida (horas) para desidratação grave e diminuição acentuada da pressão sanguínea.
É uma doença intestinal grave, muito contagiosa, que ataca o ser humano. O doente pode perder com as fezes mais de 10 litros de água por