Gestao estrategica de negocios
Planejamento Financeiro: É materializado pelo orçamento anual, sendo simples e eficiente, as empresas podiam estimar os seus vários gastos, baseados na previsão de receitas.
Planejamento de Longo Prazo: Se baseava na premissa de que o futuro é estimado a partir da projeção de indicadores passados e atuais que podem ser melhorados por uma intervenção ativa no presente. Uma das funções do Planejamento a longo prazo seria a de preencher a lacuna existente entre o ponto A da projeção de referência e o ponto B da projeção desejável no futuro.
Planejamento Estratégico: Lida com decisões de efeitos duradouros que sejam difíceis de modificar.
Estratégia Competitiva: Visa atender o objetivo de ter uma forte posição competitiva, baseando-se na análise de: barreiras a entrada de novos concorrentes, intensidade da rivalidade entre concorrente, papel desempenhado pelos produtos e serviços substitutos e, por último, poder de barganha de fornecedores e consumidores.
Vantagem Competitiva: De uma empresa, ou seja, o valor que se cria para o consumidor e que ultrapassa o custo de produção, tornando-se uma produtora singular sob a ótica do usuário, advém do fato de a empresa operar com baixo custo ou com diferenciação. Estratégia de custo, estratégia de foco e estratégia de diferenciação. A primeira baseia-se simplesmente em volume e em escala de produção, enquanto as demais em qualidade e em lançamento de novos produtos.
Estratégia de Crescimento: Tem por objetivo definir o posicionamento futuro da organização em termos de produto ou unidade estratégica de negócios. (Ligados a missão da empresa).
Gestão Estratégica pela Qualidade: Iniciou formalmente na década de 80, através da observação de grandes corporações ( GM,Texaco..etc) que não era suficiente controlar a qualidade (mesmo que estaticamente) no piso de fábrica.
Planejamento Estratégico a Adm.