Motivação e sua relação com a produtividade organizacional
MOTIVAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE ORGANIZACIONAL
VITÓRIA
2012
MOTIVAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A PRODUTIVIDADE ORGANIZACIONAL
Projeto de pesquisa científica apresentado ao professor (a) Leonardo Cassa, da disciplina de Projeto Integrador I como requisito de avaliação da Faculdade Estácio de Sá do Espírito Santo.
Vitória
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
1.1 PROBLEMA 05
1.2 OBJETIVOS 06
1.2.1 Geral 06
1.2.2 Específico 06
1.3 JUSTIFICATIVA 07
1.4 METODOLOGIA 08
REFERÊNCIAS: 10
ANEXOS 11
1. INTRODUÇÃO
As organizações enfrentam atualmente diversas mudanças relacionadas ao mercado de trabalho, vivemos uma realidade preocupante onde o temor pelo desemprego acompanha aqueles que estão inseridos em uma organização, seja pela falta de estímulo ou pelo ritmo intenso de trabalho, como cita Sônia Maria (2000).
As organizações necessitam de funcionários satisfeitos e dispostos a trabalhar em prol de seu bom desenvolvimento. Nos dias de hoje, com o surgimento de novas empresas e de novas tecnologias, estimular a motivação e o comprometimento do colaborador com o trabalho é uma boa forma de a organização manter-se competitiva e com altos níveis de produtividade.
Vergara (2009, p.42) aponta que a motivação é uma maneira de provocar a satisfação e o comprometimento, uma força que nos leva a executar uma determinada atividade e é influenciada pelo comportamento do colaborador, pelo clima organizacional e pelas condições de trabalho oferecidas pela empresa. A motivação faz com que o colaborador busque atingir não somente seus próprios objetivos, mas também os objetivos da organização provocando assim a melhora no desempenho organizacional.
Chiavenato (2005, p. 241-242) por sua vez diz que:
Motivar pessoas a atingir