Ensaio Completo
NILSON ALEXANDRE MENICALI – 29929
OBJETIVOS PESSOAIS E ORGANIZACIONAIS: O equívoco da APO
ITAJUBÁ, ABRIL DE 2014
NILSON ALEXANDRE MENICALI – 29929
OBJETIVOS PESSOAIS E ORGANIZACIONAIS: O equívoco da APO
Ensaio apresentado à disciplina Teoria geral das Organizações.
Profa.: Célia Ottoboni
ITAJUBÁ, ABRIL DE 2014
RESUMO
Este artigo visa abordar conceitos de motivação mostrando que a empresa deve levar em conta a satisfação de seus trabalhadores, e também expor sua influência na produtividade da empresa. Além disso deve-se encontrar no ensaio o alinhamento dos objetivos da empresa e os objetivos pessoais, estes são de extrema importância para o aumento da produtividade, uma vez que esse alinhamento traz maior comprometimento do trabalhador. Por fim, o ensaio tratara de seu objetivo, o qual é mostrar que a APO se equivocou em não levar em conta esses dois fatores. Devido tal importância, a APO não se tornou um sistema completo e se comparou com as teorias clássicas, deixando de lado o fator humano, que é extremamente importante na Administração.
Palavras-Chave: Administração por Objetivos, Motivação, Objetivos pessoais, Objetivos da Empresa.
Sumário
LISTA DE FIGURAS 3
1. INTRODUÇÃO 4
2. MOTIVAÇÃO E PRODUTIVIDADE 4
3. ALINHAMENTO ENTRE OS OBJETIVOS PESSOAIS E OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS. 6
4. O EQUÍVOCO DA APO 8
5. CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 11
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Ciclo contínuo da APO. 8
1. INTRODUÇÃO
Ao passar dos anos, as teorias clássicas de Administração foram se tornando obsoletas e servindo apenas como auxiliares para novas teorias. Um dos motivos das antigas teorias se tornarem antiquadas foi o descaso com a motivação do trabalhador, fator que começou a ser observado na Escola de Relações Humanas e não parou mais.
Não é à toa que vêm-se dando um olhar especial para a motivação do operário, já que, de acordo com Carvalho (2011), quando há motivação do trabalhador sua