Artigo N Lcia Ribeiro Vs
Qualidade de Vida no Trabalho e Motivação
Nélcia Brito Soares Ribeiro 1
Orlem Pinheiro de Lima ²
RESUMO
Este estudo originou-se da investigação de que forma a qualidade de vida no trabalho (QVT) influencia na motivação ocupacional. Para isso foi necessário: suscitar teorias pertinentes ao tema, identificando os pontos fortes e vantagens da
QVT e da motivação; ressaltar a importância da QVT, nos processos de motivação ocupacional e produtividade e identificar os fatores que contribuem para a QVT.
Quanto à metodologia, trata-se de um artigo de revisão elaborado através de uma pesquisa bibliográfica, com a finalidade de abordar evidencias da influência da qualidade de vida no trabalho na motivação ocupacional. A investigação baseia-se em autores e escolas nacionais e estrangeiras que apontam os seguintes resultados: dentre as dimensões que trariam ao individuo uma melhor QVT, destacam-se: adequada e satisfatória recompensa; segurança e saúde no trabalho; desenvolvimento das capacidades humanas; crescimento e segurança profissional; integração social; direito dos trabalhadores; espaço total de vida no trabalho e fora dele e relevância social. Além disso, há oito atributos a serem seguidos pelas organizações e que seriam a base para um programa de produtividade organizacional e melhor QVT, que são os seguintes: uma firme disposição para agir; maior aproximação do cliente; autonomia e iniciativa dos trabalhadores; produtividades através dos trabalhadores; orientação por valores-filosofia organizacional; limitar-se ao conhecido; formas de trabalho simples e em pequenos grupos e política administrativa flexível. Conclui-se que qualidade de vida no trabalho contribui para a motivação ocupacional, pois promove condições psicológicas e sociológicas saudáveis no ambiente de trabalho, bem como a satisfação dos colaboradores e ganho de produtividade.
Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho; Satisfação; Motivação.
1 INTRODUÇÃO
O objeto de estudo deste artigo é a