Resenha comportamento organizacional
Como definição de comportamento organizacional (a frente designado por CO), refere-se ao campo multidisciplinar que estuda o comportamento de indivíduos nas organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações (STAW, 1984).
O comportamento macro-organizacional tem como preocupações maiores os aspectos estruturais da organização e a sua relação sócio - econômica, por outro lado o micro – comportamento organizacional tem por base a psicologia e estudo sobre comportamentos individuais sobre as organizações. Esta divisão de campos de interesses e análise é a mais acentuada pelas diferenças relativamente á orientação fundamental ou aplicada. A escola (não comportamental) distingue- se da (comportamental), por que, enquanto a primeira trata da produtividade a segunda aborda temas como: a motivação e a satisfação.
Assim parece correto dizer que se trata de uma falsa questão: * A produtividade e os lucros podem ser facilmente melhorados com o empenho das pessoas. * A motivação e a satisfação surgem com as variáveis tão apelativas do ponto de vista dos psicólogos, por que presume a importância de seu impacto e não apenas do bem estar, mas na produtividade individual.
Vejamos um exemplo que se passa com duas variáveis centrais em CO: * O estudo da motivação fixa- se com a equação (desempenho = capacidade X motivação), (Michell, 1982), onde conclui que motivar as pessoas da origem a resultados valorizados, onde responde a um desejo de indivíduos e necessidade de organização. * A satisfação é uma das variáveis mais estudadas no campo do CO devido á sua relação não confirmada com a produtividade (Lima e Tal, 1988).
Assim a ciência aplicada, utiliza conhecimentos de outras áreas relacionadas com o comportamento individual ou grupal, sendo os principais contributos proporcionados por: * Psicologia individual - utiliza conhecimentos sobre personalidade, aprendizagem,