Teor do álcool na gasolina
Introdução
Tensoativos:
São substâncias que tem a capacidade de diminuir a tensão superficial da água e auxiliam na formação de emulsões. São compostos formados entre uma fase aquosa (polar) e uma fase oleosa (não polar) e é necessário haver uma interação entre as duas fases para garantir a estabilidade
Gasolina:
A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos (é um composto químico constituído unicamente por átomos de carbono e de hidrogênio unidos tetraedricamente por ligação covalente assim como todos os compostos orgânicos) e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 4 a 12 átomos de carbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 215ºC.
Gasolina aditivada:
A gasolina aditivada, disponível em alguns postos, é uma gasolina comum acrescentada de aditivos detergentes-dispersantes. Esses aditivos têm como finalidade a limpeza do sistema de alimentação de combustível, incluindo linha de combustível, bomba, galeria de combustível, injetores e válvulas de admissão. Seu uso permite que o motor opere nas condições especificadas pelo fabricante por mais tempo, o que reduz consumo e emissões e aumenta o intervalo entre manutenções. Ao contrário do que se pensa, a gasolina aditivada não aumenta a octanagem do combustível. As gasolinas de alta octanagem são chamadas, genericamente, de “gasolinas Premium”.
Objetivo: Determinar o teor de álcool da gasolina.
Materiais utilizados:
Proveta graduada de 100 ml
Béquer de 80 ml
Bastão de vidro
Piceta de 500 ml de água destilada
Gasolina aditivada
Procedimento
Primeiro colaca-se 50 ml