Vocabulário
Alienação = ato ou efeito de alienar-se. Cessão de bens. Arrebatamento. Falta de consciência dos problemas políticos e sociais.
Antítese = Figura pela qual se salienta oposição entre duas palavras ou idéias. Contrário, oposto.
Antropocentrismo = Filosofia que considera o homem como o centro do universo.
Axiologia = Estudo ou teoria de alguma espécie de valor, particularmente dos valores morais. Teoria critica dos conceitos de valor.
Contingência = Eventualidade, possibilidade de que alguma coisa aconteça ou não. Incerteza se algo acontecerá ou não.
Cosmo = O Universo.
Cultura = É movimento de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, invenções, pensamentos, formas de organização e etc.
Crise = Manifestação súbita, inicial ou não, de doença física ou mental. Fase díficil, grave na evolução das coisas, dos sentimentos, dos fatos, do colapso. Ponto de transição entre uma época de prosperidade e outra de depressão.
Dedução = Ação de deduzir. Enumeração minuciosa de fatos e argumentos.
Dialética = É a arte do diálogo, onde é possível demonstrar uma tese através de uma argumentação forte, que consiga distinguir, com clareza, os conceitos da discussão. É contrapor idéias e dela tirar novas idéias que comprovem o que está sendo dito.
Devir = Vir a ser, transformar-se, tornar-se.
Empírico = Aquilo que deriva da experiência comum. Coisas q as pessoas aprendem vivendo.
Essência = O que constitui a natureza das coisas, substância.
Estereótipos = Idéia, conceito ou modelo que se estabelece como padrão. Idéia de preconceito. Coisa q não é original e se limita a seguir modelos conhecidos.
Fetichismo = Admiração exagerada, irrestrita, incondicional por uma pessoa ou coisa, veneração.
Gnosiologia = Parte da Filosofia q trata dos fundamentos do conhecimento.