Vidrarias
ENGENHARIA MECÂNICA
ALLAN CANAL
ARTHUR MIRANDA
MARCELA LUPARELLI
ROMÉRITON CORDEIRO
VICTOR TAVARES
Prática n° 02 (25/02/2013):
Avaliar e Calibrar Instrumentos de Medida.
Disciplina: Química Experimental
Professora: Adriana Canal das Virgens
VILA VELHA
MARÇO - 2013
ALLAN CANAL
ARTHUR MIRANDA
MARCELA LUPARELLI
ROMÉRITON CORDEIRO
VICTOR TAVARES
Avaliar e Calibrar Instrumentos de Medida.
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica apresentada a Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina de Química Experimental sob orientação da Professora Adriana Canal das Virgens.
VILA VELHA
MARÇO- 2013
INTRODUÇÃO
Este experimento tem como objetivo calibrar e analisar a precisão dos aparelhos volumétricos usados para dar escoamento a variadas quantidades de líquidos ou a quantidades fixas determinadas.
Dentre os aparelhos utilizados, estão pipetas graduadas e volumétricas, buretras, provetas e balões volumétricos.
Alguns dos erros mais comuns, em se tratando de dosagem de líquidos em laboratório se devem a ação de dilatação ou contração, provocadas por variações de temperatura, imperfeições ocorridas durante a calibração dos aparelhos volumétricos e erros de paralaxe.
A calibragem se faz necessária para a obtenção de resultados mais verossímeis o possível, dado ao fato de existir diferenças, ainda que mínimas, entre um instrumento e outro, mesmo que sejam de mesmo modelo, tamanho e fabricante.
OBJETIVO
Confrontar a exatidão de diferentes tipos de vidrarias e conferir a variação experimental durante a realização de medidas com a mesma substância; podendo assim concluir qual das vidrarias foi mais precisa.
MATERIAL * 1 Proveta de 100 ml – usada para medidas aproximadas de volumes de líquidos. * 3 Becker de 50 ml, de fabricantes diferentes – usado para aquecimentos de líquidos, reações de precipitação etc. * 3 Balões volumétricos de 100 ml, de fabricantes