mesa de força
São Paulo – SP.
2014.
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
Experiência para estudar o equilíbrio das massas em uma barra.
1. INTRODUÇÃO
A maior parte das reações químicas ocorre entre íons e moléculas dissolvidos em água ou outros solventes, e não entre sólidos, líquidos ou gases puros, consideramos que uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. Uma vez que essa definição não impõe qualquer restrição à natureza das substâncias envolvidas, podemos distinguir seis tipos de soluções, dependendo dos estados iniciais (sólido, líquido ou gasoso) dos componentes da solução. A solubilidade é uma medida da quantidade de soluto que, a dada temperatura, se dissolve em um solvente. O ditado “semelhante dissolve semelhante” é útil para prever a solubilidade de uma substância em determinado solvente. Essa expressão significa que, se duas substâncias apresentam forças intermoleculares do mesmo tipo e intensidade, muito provavelmente são solúveis uma na outra.
2. OBJETIVO
Esta aula prática teve como objetivo verificar a solubilidade de alguns compostos em diferentes solventes e soluções. Analisando assim suas polaridades.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3.1 Materiais Utilizados
Tubos de Ensaio
Pipetas
Béqueres
3.2 Reagentes Utilizados
Água
Etanol
Clorofórmio
Íodo
Álcool.
3.3 Procedimento
Primeiramente foram separados seis tubos de ensaio e cada um deles foram identificados, depois foram adicionados diferentes líquidos nesses tubos, sendo 2 (dois) líquidos diferentes em cada um deles.
1º TUBO - Foram adicionados aproximadamente cinco ml. de água e dois ml. de etanol, o tubo foi fechado e seu conteúdo agitado.
2º TUBO - Foram