seja um educador de sucesso
Aluna: Nilza Rocha Da Silva Cruz.
Abordagem de Educação Infantil II
Rio, 22/01/2013.
Professora: Valéria
Turma: Noite 4
Os fundamentos de uma boa escola de educação infantil: Pensa-se da educação infantil, acreditando-se: nenhuma atividade proposta, nenhum jogo desenvolvido para ensinar ou movimento para recrear emergem ação acidental, como “novidade da hora”, ou iniciativa tomada desta ou daquela educadora. Todas as ações previstas fazem sempre parte de um plano, compõem a estrutura de um projeto selecionado, planejando e treinando com toda equipe, mas dinamicamente aberto a permanente reconstrução.
Currículo de uma escola de educação infantil: existe por toda parte uma obcecante preocupação com os conteúdos que se devem ministrar em qualquer nível de ensino e essa ansiedade é tanta que até mesmo esconde a inegável importância dos conteúdos procedimentais. “ Basta interroga-se um professor sobre o que fará e sala de aula e sua resposta, invariavelmente aponta para um tema do currículo: “descobrimento do Brasil”,” Leis da Genética”, “ Maximo Divisor Comum” e assim por diante. Sendo, desta maneira, tão dominante esta idéia para quase todas as fases do ensino é natural que se pergunte “o que” ensinar para as crianças de 03 a 06 anos. Pelo menos essa ansiedade possui uma vantagem é melhor saber que existem “coisas a ensinar” que a preconceituosa idéia de que a criança somente aprende após os 06 anos e, desta forma, a tarefa essencial da educação infantil é cuidar e recrear.
Que significa ser um (a) educador (a) infantil? : Sabendo-se que em toda educação o que mais marca é, primeiro, o amor; depois, o exemplo; e, em terceiro lugar, o ensino, seria essencial que o (a) educador (a) infantil tivesse ilimitado amor a sua profissão e integral condição de transmiti-la através de seus atos, seus gestos e de suas intervenções. Que gostasse muito de criança e que se mostrasse extremamente sensível ao afeto que desperta e as dores