Exercício Economia
Conceito ::
O líder que deseja ter uma equipe comprometida com resultados, comprometida com a empresa, como foco nos objetivos e motivada a desempenhar um papel cada vez melhor, deve ser alem de facilitador, um educador. As empresas atuais prezam a gestão intelectual do conhecimento de seus colaboradores e procuram por pessoas capazes de gerar inovações, que quebrem paradigmas e experimente o “novo”. Existem empresas que ainda atuam dentro do modelo burocrático, engessado, onde não existe inovação e as decisões são autoritárias, cabendo ao superior ou gerente toma-las e autoriza-las, e impera a formalidade, a impessoalidade e o profissionalismo.
Porem, as empresas que estão buscando ser cada vez mais competitivas no mercado, procurando atender com excelência seus clientes e se tornando diferencias no mercado são aquelas que buscam inovação. O líder educador vai muito alem do papel de facilitador. O líder educador facilita a construção do conhecimento entre sua equipe e participa desta construção. O líder educador não é aquele que manda fazer e espera pelo resultado, não. Ele diz, sim, o que deve ser feito, porem acompanha o liderado na execução da tarefa para que juntos possam aprender, realizar uma analise crítica, uma avaliação dos resultados e do desempenho, e procuram juntos aprimorar aquilo que foi alcançado.
O líder educador deve saber dar exemplo. De nada adiante apenas cobrar, explicar, treinar, capacitar, se o líder não der exemplo. O líder deve ter ciência de que suas atitudes são observadas pelos liderados e copiadas. O líder deve, portanto, sempre tomar muito cuidado com suas atitudes frente aos liderados, não adotando posturas ou comportamentos éticos e morais que possam servir de exemplo --ruim para seus lideres.
A Liderança requer habilidades na conquista de pessoas, através do poder do convencimento sobre o que é certo.
A pessoa identificada como líder deve estar comprometida