Vantagens e desvantagens das novas relações com informações e conhecimentos
Uma das desvantagens das novas relações que vêm sendo estabelecidas na Educação com a informação e o conhecimento é a crença de que as novas tecnologias disponíveis, por si só, garantem o sucesso das práticas educativas. Este pensamento leva ao tecnicismo, que pode distorcer o foco central do processo de ensino, dificultando as inter-relações entre professores e alunos e impedindo que os educandos se desenvolvam de forma integral.
Outra desvantagem é o despreparo e a resistência dos educadores frente às novas tecnologias. Este despreparo leva à não utilização oi à subutilização de tais recursos, e serve para ampliar o abismo que muitas vezes ainda existe entre os métodos utilizados e a realidade contemporânea dos alunos.
A intensificação do trabalho dos professores, para acompanhar as intensas transformações que vêm ocorrendo em um contexto social onde a tecnologia vai se renovando e trazendo mais informações e conhecimentos a todo momento, vai aumentando o número de atividades deste profissional e levando-o a utilizar todo o seu tempo hábil em atividades rotineiras, individualizadas, sem que possa aproveitar as oportunidades que possam surgir para trocar idéias com seus colegas sobre a prática educativa.
Por outro lado, a alfabetização digital dos educadores e a conseqüente utilização consciente das recursos midáticos no processo de ensino de forma reflexiva, pode possibilitar também a criação de uma nova identidade profissional nos educadores – a do professor que é capaz de refletir sobre sua prática e, consequentemente, buscar seu constante aprimoramento, através da educação continuada.
Uma das formas do educador poder se atualizar periodicamente seria possibilitada pela Educação à Distância. Esta também possui a vantagem de poder atingir mais alunos de todas as regiões, estabelecendo um novo tipo de presença além da simples presença física, a presença virtual.
Desta forma,