Estruturas organizacionais emergentes
&
Novas perspectivas em estruturas organizacionais
* Aluno: Antonio Roberto Machado Dimas -R.A.:02350001439 * Disciplina: Estruturas Organizacionais * Professor: Therige * Curso: Administração 2º e 3º Q
São Luís - MA 2013
* Estruturas Organizacionais Emergentes:
* Estrutura Horizontal
Conceito:
Uma estrutura horizontal agrupa as pessoas com base em suas habilidades e funções. Ela pode agrupar aqueles que trabalham juntos em um departamento específico ou os que trabalham em uma determinada área, como finanças ou marketing.
Vantagens:
Estimula a comunicação entre os empregados e também facilita a propagação do conhecimento.
Desvantagens:
Conforme a empresa cresce, pode faltar integração entre as diferentes funções ou departamentos.
Organograma:
* Estruturas por Equipes
Conceito:
Este artigo tem como objetivo relatar as mudanças que vêm ocorrendo na estrutura organizacional em um ambiente de produção e a formação das equipes de trabalho. Com a consolidação do capitalismo e o crescimento da “sociedade de consumo”, as organizações buscam adaptar-se a um novo cenário competitivo. As inovações tecnológicas e as transformações sociais dominam a sociedade atual mudando profundamente a produção de bens e a vida das pessoas (MOTTA, 1998).
Com a globalização, a adaptação organizacional torna-se importante para a sobrevivência das empresas neste ambiente competitivo e turbulento, gerando uma dinâmica complexa e incessante no contexto das mudanças e inovações. Hoje é imprescindível que as organizações sejam flexíveis frente aos sobressaltos impostos pelos movimentos de inovação: com isto a organização apresenta vantagens competitivas na concorrência de mercados.
As adaptações das estruturas organizacionais refletem um impacto sensível na forma pela qual o trabalho é organizado (MARX, 1997), onde uma das alternativas a este impacto é a formação das equipes de trabalho